Piso Nacional: reajuste de 22% no salário dos professores

 

A aplicação do piso é obrigatória para estados e municípios, de acordo com a lei federal nº 11.738.

Brasília/DF – O aumento do piso nacional do magistério anunciado no último dia 27 pelo Ministério da Educação (MEC) foi comemorado pelos professores de todo o país. Com o reajuste nenhum professor em início de carreira vai receber menos que R$ 1.451, valor do piso nacional do magistério para 2012, um aumento de 22,22% em relação a 2011. O reajuste foi calculado com base no crescimento do valor mínimo por aluno do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), no mesmo período anual.

O deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), membro da Comissão de Educação e Cultura (CEC), usou a tribuna da Câmara dos Deputados para destacar que essa é mais uma vitória da Confederação Nacional dos Professores (CNTE), do Sindicato dos Professores em Educação de Santa Catarina (SINTE) e dos professores brasileiros.

Ainda em 2011, o deputado Pedro Uczai, juntamente com a presidente da CEC, deputada Fátima Bezerra (PT/RN) e outros parlamentares, apresentaram um recurso contra o parecer da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara ao projeto de Lei nº 3.776/2008 que altera a Lei do Piso Nacional. O recurso garantiu a manutenção da atual proposta que garantiu o reajuste de 22,22%. “Garantir este reajuste é mais uma vitória na luta pela valorização dos nossos professores, que por muitos anos foram penalizados por políticas que sucatearam a educação brasileira”, comemora Uczai.

Aprovada em 2008, a Lei do Piso Nacional do Magistério determina que nenhum professor de escola pública, com formação de nível médio, pode receber menos do que o valor determinado por uma jornada de 40 horas semanais. O piso refere-se apenas ao vencimento-base e o cálculo para o pagamento não pode incluir outras vantagens como gratificações e adicionais. A aplicação do piso é obrigatória para estados e municípios, de acordo com a lei federal número 11.738, de 16 de junho de 2008.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Provided by orange county short sale specialist